domingo, 30 de maio de 2010

Em busca do voto – Ferramentas eleitorais - Tecnologia desafia candidatos

Além de sites de relacionamento, mensagens para celular e outros instrumentos tecnológicos serão o diferencial da disputa que começa em julho.

A campanha de Barack Obama, vencedor da eleição presidencial americana de 2008, é uma fonte inspiradora. Obama anunciou por mensagem de celular quem seria seu vice (Joe Biden) e toda a militância ficou sabendo antes da imprensa.

Segundo dados do IBGE de 2008, apenas 23,8% da população brasileira conta com computador em casa, enquanto 95% têm TV. As mensagens de celular poderiam até interferir no resultado da eleição, uma vez que há hoje no país quase uma linha móvel por habitante.

Imagine este cenário:

Um candidato atrás de você, sedento por votos. Ele envia um torpedo para o seu celular, depois aparece no e-mail, procura você no Orkut, surge também no Twitter e outra vez no Facebook. Então toca o telefone de casa, lá vai você atendê-lo e, surpresa: é ele de novo.

Qual é a sua opinião? Ferramentas de marketing eleitoral vão marcar a campanha eleitoral? Elas serão decisivas? O mau uso pode irritar os eleitores?

Abçs,
Jane

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Autoria na Era Digital

Ola colegas.
Uma entrevista com o professor Sérgio Abranches, fala sobre o advento do copia e cola. Tratando na reportagem sobre o que o professor deve fazer quando recebe de seus alunos um trabalho totalmente copiado da internet.
Pode ser acessado através do link: http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-conversa-com/autoria-na-era-digital .
Abraços, Edvam.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Encontrei um vídeo muito interessante que demonstra tudo o que eu acredito que deva haver numa aprendizagem colaborativa, seja ela síncrona ou assíncrona, como temos no nosso curso. Penso que não é tão importante se aprendemos ou não, mas COMO APRENDEMOS E COMO INTERAGIMOS com os demais. Espero que seja do agrado dos colegas que visualizarem o mesmo.
Abraços,
Letícia Velleda

terça-feira, 25 de maio de 2010

Estou retomando a questão norteadora da participação no CHAT:

"Quais estratégias devem ser adotadas para se conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes, através de ambientes ou ferramentas computacionais (síncronas e assíncronas), de forma a potencializar a construção do conhecimento?".

É possível a geração de conhecimento em comunidades virtuais quando o educando mantém uma interação dialógica com o professor, o tutor e os colegas adquirindo assim um conhecimento mútuo.
O diálogo ocorre em um ambiente virtual através das ferramentas computacionais assíncronas, isto é, a interação realizada sem a participação simultânea dos alunos em tempo real que são os bloggers, fóruns, wikis, emails. Também podemos interagir dialogando através das ferramentas síncronas que exigem a participação simultânea e em tempo real dos alunos que são os chats, as webconferências. Ambas ferramentas possibilitam através do diálogo a construção do conhecimento.
Para conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes algumas estratégias podem ser adotadas como:
- promover a interação professor-aluno e entre aluno-aluno;
- subdividir a turma em grupos menores para a participação de chats, bloggers, wikis para que os alunos possam interagir com todos do seu grupo;
- estabelecer um tempo para refletir sobre determinado assunto;
- estabelecer critérios de avaliação, deixando claro os objetivos a serem alcançados;
- estimular debates e trocas de experiências.
Se as interações nos ambientes virtuais de aprendizagem forem dialógicas podemos dizer que o nível do conhecimento adquirido passará para um nível maior, pois o aluno estará construindo o seu conhecimento. (Priscila)

sexta-feira, 21 de maio de 2010


quinta-feira, 20 de maio de 2010

A ESTRUTURA CONVERSACIONAL NAS INTERAÇÕES MEDIADAS POR COMPUTADOR

Olá colegas!!!

O artigo do site:

http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/58_Artarxerxes_Tiag_%20TM_revisto_.pdf

estabelece, através de análises de conversações no MSN, divergências e convergências entre a conversação face-a -face e a digital. Vale a pena ler. Espero que contribua a contento.
Abraços, Etielli.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS

Olá colegas!

Encontrei um vídeo bem interessante referente a inclusão digital de portadores de deficiência visual. Espero que possa estar contribuindo com a disciplina.
Abraços, Etielli.

Acesse o endereço e visualize:

http://www.youtube.com/watch?v=VU9BmhHqGi4

INCLUSÃO DIGITAL PARA POSTADORES DE DEFICIÊNCIA

Olá!
O vídeo postado fala a respeito da inclusão digital de deficientes visuais. Espero que possa contribuir com a disciplina.
Abraços, Etielli.



INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS

Olá colegas!!!

Achei interessante esse vídeo a respeito da inclusão digital de portadores de deficiência visual.

Espero que possa contribuir com a disciplina.

Abraços,Etielli.


O que é informática na Educação?

O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado. No entanto, o MEC-PROINFO ao longo da sua história de atuação nessa área, tem muito peculiar e, portanto, merece ser explicitada.
Em linhas gerais, a Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.
Uma vez isso posto, a primeira distinção que é necessário explicitar é que essa visão elimina o uso do computador para ensinar conteúdos de ciência da computação ou "alfabetização em informática". Nesse caso, o aluno usa o computador para adquirir conceitos computacionais, como princípios de programação e implicações sociais sociais do computador na sociedade. Essa abordagem tem sido bastante divulgada e é a solução que muitas escolas encontram para o uso do computador na educação. Para tanto, o atual currículo é incrementado com uma disciplina de "Introdução à Informática" cujo objetivo é ensinar sobre computação. Certamente isso permitirá ao aluno conhecer o computador. Porém, do ponto de vista educacional, isso não altera o modo como os conteúdos das outras disciplinas são ministrados.
Portanto, a Informática na Educação significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computados. Por exemplo, o conteúdo de uma determinada série pode ser desenvolvido integrando o computador aos métodos tradicionais que o professor usa. No entanto, isso pode ser feito pelo próprio professor da disciplina como por um especialista em informática cuja missão é desenvolver as atividades de uso de computador na escola. Em geral, a presença do especialista em informática tem sido adotada por escolas que deseja ter o computador implantado nas atividades educacionais mas não estão interessados em resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas, ou investir na formação dos professores das disciplinas.
A Informática na Educação que o MEC-PROINFO tem adotado enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular tem conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alterar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno e, portanto, para reforçar o processo instrucionista, quanto para criar condições do aluno construir seu conhecimento.

http://br.geocities.com/spereirag

terça-feira, 18 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL DE DEFICIENTES VISUAIS

Olá colegas!

Encontrei um vídeo bem interessante sobre a inclusão digital de deficientes visuais.

Espero que possa contribuir a contento para a realização da atividade do blog.

Abraços, Etielli.


Uso do computador na sala de aula

Olá

Achei muito interessante esta reportagem do Jornal da Globo da coluna Conecte.
Vale a pena dar uma olhadinha, pois apresenta várias dicas sobre o uso do computador em sala de aula.

Abraços :)

Priscila Trevisan

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ciclo de cooperação


Ciclo de cooperação que se estabelece na interação aprendizes-especialista, no “estar junto virtual” via internet.


Imagem: José Armando Valente


Abçs,

Jane



Uso do computador na sala de aula

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Reportagem sobre computadores e crianças (maio 2005)

Pessoal:
Sou eu de novo... Tirei esta noite chuvosa e fria para pesquisar questionamentos que acredito serem importantes "nessa altura do campeonato" nos fazermos...
Então aí vai mais um questionamento: você concorda com quem? Opine. Gostaria muito de saber o que você pensa a respeito desse assunto.
Abraços.
Letícia Velleda


Reportagem de 01 de dezembro de 2008

O uso do computador na Educação

Outro achado do YouTube (e ainda tem gente que não gosta dele...).
Qual é a sua abordagem?
Abraços.
Letícia Velleda



Exclusão Digital da Infância brasileira - Crianças sem computador e Inte...

Boa noite, colegas.
Achei essa reportagem de 07 de outubro de 2008 no YouTube, e achei extremamente importante trazê-lo até vocês para refletirmos, juntos, sobre um sério problema que ainda existe no Brasil: A EXCLUSÃO DIGITAL. Felizmente, minha realidade e de meus alunos (na verdade da rede municipal de toda cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre) é bem diferente da primeira realidade mostrada neste vídeo, tem mais a ver com a segunda. Mas, se pararmos para pensar, quantos alunos têm os mesmos questionamentos que aquelas crianças da cidade de Capela do Rio do Peixe? Quantas crianças ainda nunca viram um computador na sua frente? Acho que foi muito importante, neste processo, o empenho da direção e dos professores da escola de Malhador, que descruzaram os braços e foram buscar mais oportunidades para seus alunos.
Acredito que antes de falarmos em INTERAÇÕES, devemos pensar em como diminuir as EXCLUSÕES...
Me marcou muito a fala da menina Luana, questionada sobre o que ela achava das crianças que nunca tinham usado a Internet e ela disse: "Fico com dó delas... Porque elas nunca tentou conhecer o que tem no mundo...". Talvez expressando o que ela sente em relação a ela mesma não ter acesso a Rede Mundial de Computadores...
E você, o que acha disso?
Abraços.
Letícia Velleda

Twitter e os estudos

Uma das redes sociais mais populares atualmente, o Twitter perdeu um de seus integrantes brasileiros mais conhecidos – no dia 29 de abril, o jornalista William Bonner anunciou que estava se despedindo do microblog. A notícia pegou de surpresa seus 515 mil seguidores, já acostumados a escolher a gravata que o apresentador usaria à noite no Jornal Nacional. Em uma sequência de mensagens de 140 caracteres, o máximo permitido pela ferramenta, Bonner justificou sua saída por falta de tempo.

Assim como outras redes de relacionamento pela internet, o Twitter suscita elogios e críticas.

Meio de informação ou perda de tempo?

Entre os estudantes, está se tornando cada vez mais utilizado – mas será que o microblog traz benefícios ou complicações na hora de estudar?

Abçs,

Jane

segunda-feira, 10 de maio de 2010

As eleições vistas pelas crianças

São ideias de crianças de 7, 8 anos postadas em um fórum.

Em 2006, meus alunos participaram de um fórum, em grupos, no Laboratório de Informática, em minha escola. As postagens foram registradas, em aula, por eles mesmos, por isso tantas fontes coloridas e carinhas (emoticons). São 24 alunos, 8 grupos e muitas ideias...

As eleições vistas pelos alunos da 2ª série

Abçs,
Jane Vanderli Streck Slomp

domingo, 9 de maio de 2010

Interação Mediada por Computador

Caros colegas:
Fuxicando no YouTube, achei esse vídeo que apresenta uma síntese da tese de Alex Primo (coincidência?!), que traz uma forma divertida para compreendermos essa relação EU x INTERAÇÃO.
Vale até uma pipoquinha para acompanhar...
Espero que apreciem.
Abraços.
Letícia Velleda



sábado, 8 de maio de 2010

Projeto capacita professores ao mundo digital

Caros colegas.
Fiz a leitura da noticia no site e achei interessante, pode ser acessada através do link:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=11504&/PELA+WEB+PROJETO+CAPACITA+PROFESSORES+AO+MUNDO+DIGITAL

abraços,
Edvam

Internet e Educação

Uma pequena lembrança a todos nós, EDUCADORES, do que é a interatividade...
Rápido, curto e direto!
Letícia Velleda


Para além das interações mediadas...

Caros colegas.
Coloco abaixo um link para que vocês leiam este artigo da Revista de Ciência da Informação DataGramaZero. Achei interessantíssimo o mesmo, principalmente pelos quadros de relações que são feitas ao longo do texto.
Vale a pena.
Boa leitura!
Abraços.
Letícia Velleda

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Gilberto Gil - Pela Internet

“Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut



Podem chegar para o diálogo, colegas!

Abçs,
J@ne

The Internet Overdose Song

Olá a todas! Olá a todos! Também quero deixar as minhas boas vindas, com uma pitada de humor, mas nem por isso menos reflexivo, com esta canção mostrando a evolução da internet, em que tudo é tão rápido que muitas vezes nem conseguimos acompanhar.



Para auxiliar na compreensão da canção, postei, nos comentários, uma "tradução" ...

Abraços,
Jane Vanderli Streck Slomp

Para começar...

Atualmente, a tecnologia ocupa cada vez mais espaço na educação, o que nos faz refletir até que ponto estamos preparados para tais mudanças, cada vez mais rápidas...

Para começar, vale a pena vermos um vídeo que exemplifica muito bem, na minha opinião, o que estamos por vivenciar...

É uma oportunidade de pensarmos e repensarmos a interação entre o computador e o homem e talvez, irmos mais além, repensarmos a interação de TODAS as tecnologias com o homem.

Espero que apreciem o vídeo e postem seus comentários sobre o assunto.





Sejam bem-vindos!!!!

Abraços.

Letícia Velleda


Boas Vindas...

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.

Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!

Giliane e Tarcila