Estou retomando a questão norteadora da participação no CHAT:
"Quais estratégias devem ser adotadas para se conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes, através de ambientes ou ferramentas computacionais (síncronas e assíncronas), de forma a potencializar a construção do conhecimento?".
É possível a geração de conhecimento em comunidades virtuais quando o educando mantém uma interação dialógica com o professor, o tutor e os colegas adquirindo assim um conhecimento mútuo.
O diálogo ocorre em um ambiente virtual através das ferramentas computacionais assíncronas, isto é, a interação realizada sem a participação simultânea dos alunos em tempo real que são os bloggers, fóruns, wikis, emails. Também podemos interagir dialogando através das ferramentas síncronas que exigem a participação simultânea e em tempo real dos alunos que são os chats, as webconferências. Ambas ferramentas possibilitam através do diálogo a construção do conhecimento.
Para conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes algumas estratégias podem ser adotadas como:
- promover a interação professor-aluno e entre aluno-aluno;
- subdividir a turma em grupos menores para a participação de chats, bloggers, wikis para que os alunos possam interagir com todos do seu grupo;
- estabelecer um tempo para refletir sobre determinado assunto;
- estabelecer critérios de avaliação, deixando claro os objetivos a serem alcançados;
- estimular debates e trocas de experiências.
Se as interações nos ambientes virtuais de aprendizagem forem dialógicas podemos dizer que o nível do conhecimento adquirido passará para um nível maior, pois o aluno estará construindo o seu conhecimento. (Priscila)
terça-feira, 25 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário